sábado, dezembro 04, 2010

Simpáticos

Tenho andando muitos anos por aí, vendo muitas coisas: nem todas grandiosas mas o que me atraí é a pequeneza de uma espécie conhecida por ser humano. Quanto menor, mais se divertem. Um trago numa garrafa vale anos de escravidão atrás de balcões ou atendendo telefones. Um beijo vale gerações de homens, mulheres e crianças surdos e mudos. Espécie divertida, essa. Aprendeu a fugir do seu próprio espaço e ganhou o poder de desvencilhar-se do tempo, deuses antigos e esquecidos. O que faz esse espécie com isso? Usa para recordar-se do balcão e do telefone, surdas e mudas.
Não posso reclamar. Meu jogo é outro. Anoto, muitas vezes apenas nas retinas cansadas de meus olhos, suas reações. Uma bola lhes desperta urros. Abraços lhes despertam cores nas bochechas. Às vezes, inventam sonhos que são seus próprios carrascos e cada dia mais distante torna-se uma chibatada. Muitas vezes andam em dupla e até geram mais de sua espécie para combater um mal invisível, criado pela ausência deles mesmo: deram-lhe o belo nome de solidão.
Me envolvo com eles. Interajo. Até me comovo. E sempre me apresento da mesma maneira: "Please allow me to introduce myself/I'm a man of wealth and taste/I've been around for a long, long years/Stole many a man's soul and faith" O que eles ouvem? Que sou um homem rico e de bom gosto e gostam também de mim. Por isso eles me atraem tanto...são tão simpáticos...

4 comentários:

  1. O mal é invisível, porém, muitas vezes, tangível. E seu nome, ainda que belo, causa estardalhaços internos ao redor do planeta onde vive essa tal espécie a que você se refere pela simples menção da palavra...

    Sempre gostei dessa música; ouvi muitas vezes da minha mãe, que não conhecia a letra, que ela era do demônio. Santa ignorância, a dela...

    R.

    ResponderExcluir
  2. Ou santa epifânia...chamar a coisa por outro nome pode ser muito inteligente. Eu tenho uma teoria que os Papas fazem reuniões exclusivas com o chifrudo...

    ResponderExcluir
  3. Espero que isso nunca o tenha confundido: R. e Rivotriller são a mesma pessoa, porém em blogs diferentes (às vezes fico hiperativa).

    Pode ser inteligente achar outra palavra, mas sinônimos continuam a designar a mesma coisa, não é mesmo?

    Quanto aos Papas, já os vi algumas vezes em minha imaginação fértil perguntando pessoalmente ao 'tinhoso': "Então, quem irás infernizar nas próximas três semanas? Seres humanos ficam mais tendenciosos à religiosidade nos tempos de tormenta..."

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que O Poderoso Chefão III é mais um documentário do que ficção..rsrs

    ResponderExcluir