domingo, dezembro 05, 2010

No dia dos meus anos

No dia em que a terra completa mais uma volta em torno do sol, comemoro meus anos. Como todos, como tudo. Mas meus anos não são iguais, nem olhando para trás, nem olhando para frente e definitivamente, muito menos olhando para agora. Olhando para trás, são muitos os rostos que não mais aqui se assemelham.São muitos os sonhos desejados como gotas de água no deserto das aspirações humanas. São muitos os risos por, paradoxo, imaginar não estar aqui, nesse momento, saudando aqueles risos ingênuos. São muitas as noites revirando-me, desejando aquilo que hoje já não são sangue escorrendo e forçando o coração a dançar.
Olhando para frente, a dúvida se plantarei uma árvore, talvez nunca escreva um livro e a certeza de não gerar outro ser humano da minha pobre genética confusa. E alguns planos, para me consolar quando a noite decide me desafiar para o jogo, quando planos são somente bilhetes de resgate de algum náufrago nadando em direção a uma ilha perdida no oceano do acaso. Olhando para frente, muitas vezes desejo que seja o último ano que tenha que testemunhar. Olhando para frente, temo pelo que virá.
No entanto, é esse presente inconcebível, que insiste em existir em meus sentidos, apresentar-se absurdamente igual e absurdamente conhecido, que me leva a continuar. Não numa ação meramente protocolar, mas existir dentro dos meus limites. Existir enquanto ser que se indigna com os outros e consigo próprio. Existir como ser que ri dos outros e de si próprio. Existir enquanto testemunho que irá se apagar, não de um suposto universo inteligente, mas da graciosa desarmonia entre esses seres que criaram coisas como celebrar o dia em que a terra completa um ciclo. Parabéns para nós.

9 comentários:

  1. Coleano Miselável, sou eu, o Eduardo. Primeiro dizer que vc escreve bem pra caralho. Depois que o blog é legal pra caralho. Por fim dizer eu esqueci do seu aniversário, caralho!!! Desculpa aí.

    ResponderExcluir
  2. Coleano, mais uma coisa... tb tô me aventurando no mundo dos blogs, comecei ontem. Seria um prazer e uma honra tê-lo com seguidor. hipocritaleitor.blogspot.com
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, gostaria de desejar-lhe um feliz aniversário. Um tanto quanto atrasado, porém, de coração.
    Em segundo lugar, não temos como ter certeza de nada na vida, talvez seja isso que a torne tão interessante... ou não. Pode ser que você ainda escreva um livro, plante uma árvore e tenha filhos! Ora, por que não?! Talvez a mulher da sua vida esteja bem pertinho e ainda não tenhas reparado... O importante é seguir em frente, vivendo cada dia como se fosse o último!
    Saudações!

    ResponderExcluir
  4. E o que eu fiz para que você me desejasse só uma mulher na minha vida?...

    ResponderExcluir
  5. Bom, não uma só, mas A mulher. Aquela que você pode contar em todos os momentos. Na vida conhecemos muitas pessoas. Algumas se encaixam perfeitamente em determinado momento, mas sempre tem aquela que faz seu coração bater mais forte, que faz com que possas desejar ser dono da eternidade, só para passar ao lado dela. E só ter olhos para ela...
    É, sou muito romântica... Mas e o amor, o que pensas sobre o amor?!

    Despeço-me deixando um fragmento de uma poesia do meu favorito: Álvares de Azevedo, Amor:

    "Amemos! Quero de amor
    Viver no teu coração!
    Sofrer e amar essa dor
    Que desmaia de paixão!"

    ResponderExcluir
  6. Quantas coisas pensei lendo isso, entre elas: "sou boa sobrevivente", "...sobrevivente a mim-mesmo como um fósforo frio...", "comer o passado"...

    Sem me prender a nenhuma delas, mas pensei.

    Podre na minha descrença, na minha desimportância para datas tão previsíveis, passo a acreditar em sorte nesses únicos minutos, pra casualmente, desejar-lhe a sorte, no líquido indefinível que nos embriagamos, forçados, por ser da vida, e não dum continente legítimo e interessante do acaso.

    ResponderExcluir
  7. Victoria: só me ocorre uma frase, sendo extremamente irônico: "O amor é flor roxa..."


    Paola: Somos pedras crentes de sermos seres...e a graça da vida é essa...

    ResponderExcluir
  8. Hm, devo concordar que muitas vezes o amor é uma flor roxa, porém não consigo imaginar a vida sem o amor. Como não consigo imaginar minha vida sem livros.
    Já sofri demais por amor, mas mesmo assim, tento seguir em frente e ter esperanças. Sou ultra-romântica, morreria por amor.
    Tens algum poeta favorito?! Esta poesia de Álvares de Azevedo fez parte de meus dias:

    "Misérrimo! votei meus pobres dias
    À sina doida de um amor sem fruto...
    E minh’alma na treva agora dorme
    Como um olhar que a morte envolve em luto."
    Fragmento de 'Adeus, meus sonhos'

    ResponderExcluir