sábado, maio 26, 2012

NOITE SEM FIM

“Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia”. 
(Lucas 24:29)

Las estrellas entonces ennegrecen.
Han vuelto al dardo insomne
a la noche perfecta de su aljaba.
(Muerte sin fin, José Gorostiza)

Súbito, dou-me conta
de que estou sozinho.
Sei-me entre outros,
em plena mulidão,
mas me passa um arrepio,
um arrependimento, um não-sei,
e em ondas de silêncio,
naufrago-me em mim mesmo.

Não mais reconheço
aqueles que foram expulsos
comigo da mater-terra,
e arrastaram-se, abandonados,
pelas trilhas inóspitas,
nunca antes caminhadas.

Não são mais familiares,
os olhares, que como o meu,
buscaram na primeira madrugada,
o conforto no calor alheio.

Perseveramos, no entanto,
e cantamos a primeira voz:
ganhamos nomes, demos nomes,
afastamos as trevas
pelo verbo-luz.

Onde estão todos?
Quando nos perdemos?
Quem disse a palavra 
que criou a Lâmina
e nos cindiu, para sempre?

Por que nada vi?
Engatinhei, imerso
em meu imenso vazio,
sedento de bastar-me...

Quando levantei, agora,
os olhos, não mais te vi.
Não mais os vi.
Não mais me vi.
E tudo que soa 
é o arrastar familiar
da noite sem fim,
que, se começou no outro,
anoiteceu em mim.

2 comentários:

  1. É um texto muito bem feito!
    Percebe-se o movimento descensional, a perda deste diferente Éden, pois "mater-terra", mãe de todos os pecados. Pecado da escrita também, do desespero-ânsia por salvação, ou "verbo-luz".
    Belo poema!

    ResponderExcluir